sábado, 27 de setembro de 2008

Cosmovisão - como está a sua?

*
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” Efésios 6:10-13.

Cosmovisão é a maneira como vemos o mundo. Na luta, a principal estratégia é sempre iludir o inimigo, de modo que ele não perceba os sinais de um ataque e assim possa se preparar. O Diabo luta deste modo, com ciladas, ele se beneficia quando não enxergamos a realidade, mas deixamos nos enganar pelas camuflagens que ele utiliza. No texto acima, Paulo procura fornecer elementos para nossa fé, de modo que, crendo perfeitamente, possamos evitar as ilusões que impedem nosso triunfo espiritual. Vejamos que elementos são esses:

Ter - Eu tenho uma luta

…para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo” Efésios 10:11

Ter coisas pode ser uma grande ilusão. A Bíblia fala disso, e até o mundo sabe. Você encontrará muitos textos afirmando, por exemplo, que ser é mais importante que ter. Mesmo assim, as pessoas continuam pensando que se tivessem um carro, uma casa, um milhão de euros… a vida seria melhor. Certamente as pessoas que pensam assim terão muita dificuldade em crer que o melhor que elas têm é uma luta contra o Diabo.

Obviamente, em nossos dias, não pensamos mais como os soldados na época de Paulo. Para nós, uma luta é algo perigoso e indesejável, para eles era como um esporte radical, a chance de “crescer na vida”. Os vencedores tomavam as riquezas dos vencidos e se tornavam ricos e influentes. Certamente a luta era uma oportunidade para eles, e é uma oportunidade para nós. Ao enfrentar o Diabo, temos a chance de saquear o inferno e tirar de lá os bens mais preciosos que são as vidas de homens e mulheres, crianças e jovens, prisioneiros do pecado. Esta sim é uma riqueza eterna!

Precisamos abrir os olhos e perceber a grande oportunidade que temos nas mãos: de lutar contra o Diabo e tomarmos dele uma riqueza eterna, que a ferrugem e a traça não destroem e o ladrão não pode roubar. Infelizmente, muitos crentes fogem dessa luta, se esquecem dela e vivem como se estivessem em um parque de diversões – com isso, o inimigo os ataca e vence facilmente. Para nos santificarmose viver em disciplina espiritual precisamos ver que estamos em um campo de batalha, 24 horas por dia, 7 dias por semana, cada ano de nossas vidas, até sermos chamados para o descanso.

Ser – Eu sou um soldado

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder” Efésios 10:10

Muitos crentes têm uma visão pobre de si mesmos, eles acham que são vítimas, acham que são muito novos e inexperientes, acham que o inimigo será bondoso com eles e não os atacará com tanta severidade. Esses crentes não conhecem o Senhor que os alistou, não conhecem o inimigo que os ataca e não conhecem a si mesmos. Nós somos soldados – o Senhor não nos alistou para sermos reféns, nem vítimas, nem peso morto para os outros soldados!

Quando nos vemos como soldados, procuramos nos fortalecer, e o Senhor é uma fonte inesgotável de poder para nós. O Espírito Santo está disponível para nos encher de poder do alto, de modo que não andemos no campo de batalha desta vida como crianças indefesas, mas como soldados temíveis do Senhor, aterrorizando as forças do inimigo e marchando resolutos na vitória garantida em Cristo.

É assim que devemos ver a nós mesmos: como soldados. Se mantivermos esta visão de nosso ser, se nos percebermos como soldados, nossas atitudes serão coerentes com a realidade que nos cerca. Mas se perdermos esta visão, não nos prepararemos, não estaremos prontos e seremos vencidos ao menor ataque.

Fazer – Eu posso vencer

…para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis” Efésios 10:13

Os dias em que vivemos enchem nossa agenda de coisas para fazer. Esperamos obter solução para tudo trabalhando mais, pedindo um empréstimo, saindo de férias, consultando um médico ou fazendo mais um curso. Em que lugar de nossa agenda está o enfrentar e vencer o Diabo?

Uma agenda cheia de coisas para fazer é mais uma ilusão do inimigo para que nós não o ataquemos, não o enfrentemos. Fazendo tantas coisas nos tornamos desapercebidos, tão ocupados que nem percebemos as enormes oportunidades que temos de verdadeiramente vencer. Por outro lado, o inimigo procura nos enganar, fazendo-nos pensar que não pode ser vencido e nos desestimulando a tentar. Somente quando passamos a ver que temos condições de enfrentar o Diabo e colocá-lo em fuga, ficando firmes, é que nos dedicamos a fazer as coisas que realmente importam.

Nosso inimigo fará tudo para que não tenhamos a visão correta do que devemos fazer. Enquanto ficarmos confusos, sem um objetivo definido, fazendo coisas que não podem nos dar a vitória, ele continuará nos atacando e atacando as pessoas à nossa volta. Precisamos abrir os olhos para enxergar que vencer a luta espiritual é o melhor que podemos fazer com nossas forças, nosso tempo e nossos recursos.

Estar – Eu estou no exército

…pois a nossa luta não é contra seres humanos” Efésios 6:12

Dividir para vencer. Este era um princípio político e militar muito comum no pensamento do exército romano. O Diabo evita se dividir, mas sabe usar esse princípio contra nós. Quando o crente se sente sozinho, quando começa a pensar nos irmãos como pessoas distantes ou até como inimigos, o Diabo pode vencê-lo facilmente.

Tudo sobre as vitórias do exército romano estava ligado ao modo muito unido e coerente como seus soldados lutavam. Mas os midianitas, quando ouviram o som das trombetas de Gideão, atacaram uns aos outros. Assim há muitos crentes, eles estão atacando seus companheiros ou atacando as pessoas a quem o Diabo escravizou, e a quem deveriam libertar. E o Diabo, à margem dessa confusão, se ri da cegueira desses soldados e os vence facilmente. Aqueles midianitas acordaram no meio da escuridão sem saber onde estavam, qual era a situação ao seu redor e, por isso, agiram de maneira errada e foram vencidos.

Para vencer a nossa luta, precisamos enxergar além da escuridão desse mundo, perceber corretamente o ambiente e ver quem é nosso verdadeiro inimigo, mas principalmente ver que estamos no exército de Cristo, e os outros soldados que o Senhor colocou ao nosso lado fazem parte da nossa estratégia vitoriosa.

Crer corretamente acerca dessas coisas faz toda a diferença. Estes quatro elementos fundamentais estão no texto antes das armas, porque só nos armamos adequadamente no Espírito quando sabemos verdadeiramente o que temos, quem somos, o que fazemos e onde estamos. Só assim poderemos vencer esta luta e saquear o inferno tirando de lá as vidas preciosas que estão sob domínio do inimigo.

Estamos juntos nessa luta!!

1 Remanescente

Os “quatro elementos” fazem parte do Módulo das Escolas: Avançada de evangelização e Superior de Missões da AMME Evangelizar.
Conheça essas Escolas da AMME:

Avançada de Evangelização: http://www.evangelizabrasil.com/como-trabalhamos/oficinas-da-evangelizacao

Superior de missões:

http://www.evangelizabrasil.com/como-trabalhamos/escola-superior-de-missoes

Nenhum comentário: