domingo, 12 de abril de 2009

GLOSSÁRIO MISSIOLÓGICO


Com o intúito de estabelecer critérios (e evitar confusões lingüísticas) se seguem os principais termos e conceitos utilizados no plano Adote Um Povo. Tê-los em mente nos ajudará a compreender melhor a magnitude da tarefa e o processo natural que implica em adotar um povo. Que eles--os que jamais ouviram de nosso glorioso Senhor Jesus Cristo e seu amor redentor--possam conhecê-Lo e fazer parte de sua família espiritual.


COMO VER NOSSO MUNDO E NOSSA TAREFA

Mundo A

No esquema dos três mundos que alguns missiólogos usam refere-se ao mundo não-evangelizado ou seja toda a população que jamais ouviu falar de Jesus Cristo.

Mundo B

No esquema acima citado dos três mundos faz referência ao mundo evangelizado mas não cristão.

Mundo C

No mesmo esquema significa o mundo "cristão" ou seja todos aqueles que se consideram cristãos (incluíndo obviamente todos os nominais).

Janela 10/40

É a região entre o Atlântico e o Pacífico e entre os paralelos 10 e 40 de latitude norte onde vive a maior população mundial com menos oportunidade de ouvir o evangelho.

Evangelismo E0 E1 E2 E3

Escala usada para medir a distância cultural que o missionário deve atravessar desde sua própria cultura para evangelizar e estabele-cer igrejas. E0 se refere à tarefa de ganhar para Cristo os filhos de crentes; E1 quando se evangeliza cristãos nominais; E2 quando se evangeliza gente de uma cultura parecida mas não idêntica à do missionário; e E3 quando o missionário deve evangelizar gente de uma cultura diferente da sua.


OS SEGMENTOS HUMANOS

Segmentação

É o processo de dividir a população do mundo em pequenos segmentos úteis para desenvolver estratégias missionárias de tal maneira que sejam mais facilmente selecionados para evangelizar. Alguns dos segmentos mais úteis são países povos etnolingüísticos grupos humanos e cidades.

País

As entidades geo-políticas (225 das quais são membros da ONU) que são identificadas por suas fronteiras estabelecidas e governos mundialmente reconhecidos.

Povo (Grupo Humano)

Um grupo de indivíduos sociológicamente falando significativamente grande que têm uma afinidade comum porque compartilham do mesmo idioma etnicidade religião residência profissão classe social casta situação etc. ou uma combinação de alguns destes fatores.

Metrópole

Cidade com uma população acima de cem mil habitante.

Mega-cidade

Metrópole ou cidade com uma população acima de um milhão de habitantes.


TIPOS DE POVOS

Povo Etnolingüístico

É um grupo étnico ou racial distinto de outros que fala o mesmo idioma ou língua materna. Pode se encontrar vivendo dentro de um só país ou distribuído por vários.

Mega Povo

Um povo etnolingüístico com população acima de um milhão.

Mini-Povo

Tipo de "povo etnoligüístico" só que menor. Muitas vezes um povo etnolingüístico grande ("mega-povo") contém vários mini-povos. Do ponto de vista evangelístico trata-se do maior grupo dentro do qual o evangelho pode se espalhar através de um movimento de implantação de igrejas sem encontrar barreiras de entendimento ou aceitação. Também conhecido como "povo unimax".

Povo Socio-econômico

Um grupo humano cujos membros se sentem "vinculados" por algum tipo de afinidade ligada à classe econômica profissão bairro hobby orientação política ou religiosa.


ALCANÇANDO UM POVO

Povo não alcançado

Um grupo humano (povo) dentro do qual não existe uma comunidade de crentes que dispõe de pessoas ou recursos suficientes para evangelizar o restante do próprio povo e portanto precisam de um esforço missionário de fora principalmente transcultural.

Povo fronteiriço

Este termo enfatiza a necessidade de que alguém atravesse certas barreiras culturais ou lingüísticas que separam o povo dos demais onde já existe uma igreja que pode alcançá-lo. Sinônimo de "povo não-alcançado".

Povo oculto

Esta denominação salienta que o grupo falando em termos práticos está fora de vista e consideração (atenção) da igreja de Jesus Cristo mesmo que se encontre dentro de seu alcance geográfico. Sinônimo de "povo não-alcançado".

Povo não-penetrado

Esta expressão destaca a idéia da necessidade de um esforço missionário transcultural inicial para depois continuar com o trabalho evangelístico normal do povo. Sinônimo de "povo não-alcançado".

Movimento de Povo

Trata-se de quando um determinado povo responde ao evangelho de forma tão positiva que produz uma conversão maciça.

Movimento missionário

Quando uma igreja implantada num campo missionário se tranforma numa força que envia missionários transculturais para levar o evangelho a outros povos não-alcançados.


TIPOS DE PAÍSES E MISSIONÁRIOS

País de accesso restrito limitado ou criativo

País cujo governo limita por razões políticas ou religiosas a entrada de missionários estrangeiros que desejam se radicar nele. Freqüentemente tal acesso se limita devido a cotas reduzidas para vistos missionários ou prazos de permanência cada vez mais curtos.

País fechado

País cujo governo fechou as portas para a entrada de missionários do estrangeiro negando-lhes vistos de permanência.

Missionário bi-vocacional fazedor de tendas

Missionário com uma profissão dupla servindo como profissional em um país de acesso restrito ou fechado e realizando ao mesmo tempo um ministério evangélistico de tempo parcial.

Missionário não-residente

Missionário que está servindo em algum país de acesso restrito ou fechado e que por isso se vê impossibilitado de residir ali. Desenvolve seu trabalho a partir de um país próximo visitando freqüentemente o país-alvo e realizando seu ministério de forma itinerante.


ETAPAS PARA SE ALCANÇAR UM POVO

Normalmente para levar o evangelho a um povo não alcançado e implantar uma igreja autóctone dentro dele leva um período relativamente longo provavelmente vários anos. Para nossa mentalidade latina acostumada com o improviso e querendo ver resultados quase imediatos convém compreender bem que tratando-se de missões pioneiras e povos não-alcançados não poderemos esperar frutos tão rápidos como os que temos aqui.

Segue-se um esboço das etapas que naturalmente seguem o processo de adotar um povo esclarecendo assim as fases pelas quais teremos que passar para atingir um povo não-alcançado.

Nota: Dentro de cada etapa existem vários passos que precisam ser dados. Compare com o texto "Qual é o Processo Para Se Adotar Um Povo"

Etapa 1: Reportamento

Alguém informa que um determinado povo existe e ainda não foi alcançado.

Etapa 2: Verificação

Comprova-se através de fontes confiáveis que de fato se trata de um povo que precisa ser alcançado.

Etapa 3: Avaliação

Realiza-se uma pesquisa levantando dados precisos que possam ajudar a entender melhor o povo e até mesmo estabelecer uma estratégia para alcançá-lo.

Etapa 4: Seleção

Uma denominação igreja ou agência missionária resolve iniciar um esforço missionário para alcançá-lo com o evangelho.

Etapa 5: Adoção

Uma igreja ou um grupo de igrejas (associação junta) ou agência missionária assume o compromisso de enviar missionários para alcançar com o evangelho o povo selecionado.

Etapa 6: Iniciação

Os missionários chegam ao povo adotado e iniciam seu trabalho missionário transcultural pregando o evangelho e implantando igrejas autóctones.

Etapa 7: Alcançado

O povo já conta com uma igreja autóctone com crentes e recursos suficientes para alcançar o restante do próprio povo sem necessidade (ou com pouca necessidade) de ajuda externa.


VÁRIOS

Agência missionária

Qualquer organização pequena ou grande seja uma junta de missões de uma denominação uma agência interdenominacional um conselho (comitê comissão) missionário de várias igrejas de diversas denominações etc. que atua como facilitador ou enviador de missionários.

Movimento AD2000

É um movimento evangélico com uma rede de ligações internacionais que vincula os diversos esforços missionários que têm como meta a implantação de uma igreja autóctone dentro de cada povo não-alcançado até o ano 2000.
______
HTTP://veredasmissionarias.blogspot.com
Fonte Principal: "Glossário Misionológico" COMIBAM Internacional - Julho de 1992

Visite: COMIBAM (Cooperación Misionera Iberoamericana) www.comibam.org
*

Um comentário:

BFC disse...

Muito boa essas informações.

Fazer missões,evangelizar não é tão simples assim,é preciso conhecimento de quem e onde você vai evangelizar.

Parabéns pela postagem.