segunda-feira, 7 de julho de 2008

A Verdadeira Religião

Qual destes caminhos leva ao Redentor? Quem está falando a verdade?

Muitas denominações e seitas nos dias de hoje tem feito afirmações de que somente eles estão praticando a verdadeira religião. Só para listar alguns exemplos deste exclusivismo religioso:

- O Catecismo da Igreja Católica declara: “Fora da Igreja [Católica Romana] não há salvação (...)” (§§ 846, 870). Não obstante esta instituição religiosa ter se afastado tanto de vários princípios bíblicos no decorrer dos séculos, muitas vezes acrescentando à Palavra de Deus sua própria Tradição (assim como os fariseus nos dias de Jesus), supõe ela ser a única e verdadeira Igreja de Cristo sobre a Terra, fora da qual ninguém pode salvar-se? Como fica, pois, Atos 4:12 ("Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há [além de Jesus], dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.")? Que declaração pertubadora.... Há cerca de cinco séculos, esta questão levou um jovem monge agostiniano a estudar profundamente a Palavra de Deus em busca da Verdade...

- De maneira semelhante, os ‘santos dos últimos dias’, conhecidos como mórmons, afirmam que “a primeira visão de Joseph Smith [ocorrida no ano de 1820] marcou o início da restauração do evangelho de Jesus Cristo sobre a Terra. Nos anos subseqüentes, Cristo restaurou Seu sacerdócio e reorganizou Sua Igreja.” Isto implicaria dizer que a salvação de um indivíduo ocorre mediante a aprovação de Joseph Smith?




- Os adventistas do sétimo dia, por sua vez, advogam que “um remanescente tem sido chamado para fora a fim de guardar os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Este remanescente anuncia a chegada da hora do Juízo (...)” e que ”um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade (...)” (Crenças Fundamentais, n. 13 e 18). Estariam eles dizendo que a salvação é restrita aos que guardam o sábado e que crêem em cada um dos controversos escritos da sua profetiza?

- Também é notória a posição da seita das “testemunhas-de-jeová” que, não obstante rejeitarem, por exemplo, a divindade de Cristo e Sua ressurreição corpórea (crenças básicas do cristianismo bíblico), declaram que sua entidade, a Sociedade Torre de Vigia, é o “mordomo bom e fiel” (ou o "escravo fiel e discreto', na sua Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas) de Mateus 24:45-46 em contraste com o servo mau, que segundo eles representa todo o restante da “cristandade”.

A verdadeira religião, porém, vem de um coração honesto. A Bíblia diz em Isaías 29:13: “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de Mim, e com a sua boca e com os seus lábios Me honra, mas tem afastado para longe de Mim o seu coração, e o seu temor para Comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor.” Mister é entendermos que a verdadeira religião está focada na pessoa do Senhor Jesus Cristo e não em filosofias humanas: “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.” (Colossenses 2:8)

A verdadeira religião é aquela que produz frutos espirituais: “Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.” (Mateus 21:43) A verdadeira religião, a religião que é firmada na eterna, inerrante e pura Palavra de Deus, é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor: “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.” (Tiago 1:27)

Para concluir, podemos citar uma frase do missionário metodista Stanley Jones, em que ele declara: "RELIGIÃO É A BUSCA DO HOMEM A DEUS, POR ISSO HÁ MUITAS RELIGIÕES. MAS O EVANGELHO É DEUS BUSCANDO O HOMEM, POR ISSO SÓ HÁ UM EVANGELHO!"

A Deus toda a Glória!

http://andre-neves.blogspot.com/

Nenhum comentário: