sábado, 31 de maio de 2008

Fatos e Particularidades da Bíblia


Os Livros de Ester e Cantares não falam em Deus, porém Sua presença é iniludível nos mesmos, especialmente nos episódios milagrosos de Ester. Há na Bíblia 8.000 menções de Deus entre Seus vários Nomes, e 177 menções do Diabo sob seus vários nomes.

A vinda do Senhor é referida 1.845 vezes, sendo 1.527 no AT e 318 no NT. Não é um assunto para séria meditação?

O Salmo 119 tem em hebraico 22 seções de 8 versículos cada. O número 22 corresponde ao de letra do alfabeto hebraico. Cada uma das 22 seções inicia com uma letra do referido alfabeto, e em cada seção todos os versículos começam com a letra da respectiva seção. Caso semelhante há no Livro de Lamentações de Jeremias. Ali, em hebraico, os caps. 1, 2 e 4 têm 22 versículos cada, correspondendo às 22 letras do alfabeto, de Álefe a Tau. Porém, o cap. 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, a mesma letra do alfabeto. Há outros casos assim na estrutura da Bíblia. Isso jamais poderia ser obra do acaso. Por exemplo: O Salmo 22 é alfabético - um versículo para cada letra hebraica.

O livro de Isaías é uma miniatura da Bíblia. Tem 66 capítulos correspondendo aos 66 Livros. A primeira seção tem 39 capítulos correspondendo à mensagem do AT. A segunda seção tem 27 livros, tratando de conforto, promessa e salvação, correspondendo à mensagem do NT. O NT termina mencionando o novo céu e a nova terra. O mesmo ocorre no término de Isaías, 66.22. O próprio nome Isaías tem semelhança com o de Jesus, no significado. Isaías quer dizer Salvação de Jeová, e Jesus: Jeová é Salvação.

A frase "não temas", ocorre 365 vezes em toda a Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!

O capítulo 19 de II Reis é idêntico ao 37 de Isaías.

O AT encerra citando a palavra "maldição"; o NT encerra citando "a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo".

A Bíblia foi o primeiro Livro impresso no mundo após a invenção do prelo; isso deu-se em 1452 em Mainz, Alemanha.

Os números 3 e 7 predominam admiravelmente em toda a Bíblia.

O nome de Jesus consta do primeiro e último versículos do NT.

A Bíblia completa pode ser lida em 70 horas e 40 minutos, na cadência de leitura de púlpito. O AT leva 52 horas e 20 minutos. O NT, 18 horas e 20 minutos.

Que estás fazendo, irmão, para difundir a Bíblia - o Livro que te salvou?


Autor: Antonio Gilberto
Fonte: Manual da Escola Dominical / CPAD

Nenhum comentário: